É comum ouvirmos falar na escola que existem estudantes fracos e fortes. Os fraquinhos só tiram notas baixas e não dão conta de acompanhar os demais. Os fortes quase sempre se dão bem nas avaliações, participam das aulas, dando muitas ideias e enchem os olhos dos professores. O que quase ninguém consegue é parar para …
O Ensino Médio, no Brasil, vai passar por uma reformulação para reforçar e melhorar a qualidade da educação. Ao longo de dois anos, o governo vai investir R$ 1,5 bilhão para converter escolas para tempo integral. Pela programação do Ministério da Educação, a mudança começará a partir do primeiro semestre de 2017. Até o fim …
Não se estuda somente na escola, pois a aprendizagem significativa só ocorre quando o estudante tem a oportunidade de vivenciar experiências que o ajudem a atribuir significados aos conteúdos apresentados em sala de aula. Dessa forma, o que estamos propondo para estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) é um atendimento que os motive …
Por: Eleonora Cavalcante Em geral, as instituições de educação são estruturadas para viabilizar um ensino padrão, com propostas comuns para todos os alunos, sem considerar as diferenças que existem entre eles, uma vez que o ser humano vai se construindo no decorrer das suas experiências pessoais, que dependem de aspectos socioculturais, familiares, deficiências …
A Diretora da PES – Projetos Educacionais participou do programa da Rádio Federal (www.radiofederal.com.br), intitulado Ipê Brasília, conduzido pela animada e simpática personagem Cate BSB. Na oportunidade comentou sobre os serviços prestados pela empresa e explicou o significado da logo e do nome PES. Os outros participantes do debate foram a Eliana Teixeira e Paulo …
Esta é uma apresentação destinada a gerar uma reflexão sobre como educar os filhos, considerando que o autoritarismo não garante limites. Ao contrário, o diálogo favorece uma educação assertiva, capaz de gerar frutos para a vida toda.
Para Educar é necessário definir a intencionalidade Por: Eleonora Cavalcante O ENEM propõe uma avaliação de larga escala com vistas a analisar o nível de domínio de competências dos estudantes que concluem a Educação Básica. É uma proposta interessante, contemporânea, que acredita que o processo de educar não deva se deter em mecanicismos, …
Aquele ensino baseado apenas na aquisição de conhecimentos por parte do aluno em função de uma exposição verbal do professor não tem mais sentido para formá-lo para a vida que nos deparamos atualmente. Na realidade, o professor como centro do processo de ensino é apenas uma utopia, mesmo que algumas escolas ainda insistam em praticá-la …