Mitos e Vícios da Escola Artigos

É comum ouvirmos falar na escola que existem estudantes fracos e fortes. Os fraquinhos só tiram notas baixas e não dão conta de acompanhar os demais. Os fortes quase sempre se dão bem nas avaliações, participam das aulas, dando muitas ideias e enchem os olhos dos professores. O que quase ninguém consegue é parar para …

Continue editando

Apoio Pedagógico com Intervenções Psicopedagógica e Psicológica

Veja o Artigo Completo

Apoio Pedagógico com Intervenções Psicopedagógica e Psicológica Artigos

Não se estuda somente na escola, pois a aprendizagem significativa só ocorre quando o estudante tem a oportunidade de vivenciar experiências que o ajudem a atribuir significados aos conteúdos apresentados em sala de aula. Dessa forma, o que estamos propondo para estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) é um atendimento que os motive …

Continue editando

Uma Análise Sobre o “Mal Estar” na Escola

Veja o Artigo Completo

Uma Análise Sobre o “Mal Estar” na Escola Artigos

Por:  Eleonora Cavalcante     Em geral, as instituições de educação são estruturadas para viabilizar um ensino padrão, com propostas comuns para todos os alunos, sem considerar as diferenças que existem entre eles, uma vez que o ser humano vai se construindo no decorrer das suas experiências pessoais, que dependem de aspectos socioculturais, familiares, deficiências …

Continue editando

Participação na Rádio Federal

Veja o Artigo Completo

Participação na Rádio Federal Artigos

A Diretora da PES – Projetos Educacionais participou do programa da Rádio Federal (www.radiofederal.com.br), intitulado Ipê Brasília, conduzido pela animada e simpática personagem Cate BSB. Na oportunidade comentou sobre os serviços prestados pela empresa e explicou o significado da logo e do nome PES. Os outros participantes do debate foram a Eliana Teixeira e Paulo …

Continue editando

O Enem não veio para engessar o ensino médio, mas contribuir para a assertividade das práticas pedagógicas

Veja o Artigo Completo

O Enem não veio para engessar o ensino médio, mas contribuir para a assertividade das práticas pedagógicas Artigos

Para Educar é necessário definir a intencionalidade  Por:  Eleonora Cavalcante     O ENEM propõe uma avaliação de larga escala com vistas a analisar o nível de domínio de competências dos estudantes que concluem a Educação Básica. É uma proposta interessante, contemporânea, que acredita que o processo de educar não deva se deter em mecanicismos, …

Continue editando

Habilidades e competências como fins do Processo Educativo?

Veja o Artigo Completo

Habilidades e competências como fins do Processo Educativo? Artigos

Aquele ensino baseado apenas na aquisição de conhecimentos por parte do aluno em função de uma exposição verbal do professor não tem mais sentido para formá-lo para a vida que nos deparamos atualmente. Na realidade, o professor como centro do processo de ensino é apenas uma utopia, mesmo que algumas escolas ainda insistam em praticá-la …

Continue editando