AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA COM INTERVENÇÃO SIMULTÂNEA

Destina-se a apoiar o estudante a partir do 8º ano do Ensino Fundamental a se conhecer melhor do ponto de vista cognitivo e emocional, com vistas a uma compreensão sobre o próprio processo de viver e conviver com os outros, de aprender conceitos de forma significativa e aprimorar habilidades para o enfrentamento das provas do ENEM e dos vestibulares de Universidades Federais do Distrito Federal e de outros estados do Brasil.

A intervenção é realizada em oito sessões com duração de uma hora cada, sendo:

  • A primeira, para o reconhecimento das expectativas do estudante e da família em relação ao atendimento psicopedagógico (qual a dificuldade apresentada, o que esperam da intervenção psicopedagógica, entre outras demandas).
  • As seis sessões posteriores são realizadas somente com o estudante, sem a presença de familiares, por meio de atividades que o apoiam a identificar a origem das dificuldades cognitivas e emocionais, para que possa ir adquirindo a consciência necessária para iniciar o processo de enfrentamento e superação.
  • Entre as atividades propostas, dependendo de cada situação, utilizamos questões do ENEM para averiguar as competências que precisam ser aprimoradas, análises de charges animadas jogos midiáticos criados com base nas Neurociências para avaliar e intervir nos perfis cerebrais relacionados à flexibilidade, velocidade, concentração, atenção dividida, foco de visão, planejamento, orientação espacial, cálculo numérico e memória espacial, entre outros.
  • A oitava sessão destina-se a entregar e apresentar o relatório da avaliação e intervenção realizada e respectivos encaminhamentos, que dependendo da situação, direcionará para a continuidade dos atendimentos psicopedagógicos ou para outros atendimentos com profissionais especializados.

O relatório psicopedagógico é detalhado, contendo todas as análises por meio de comentários e gráficos. Além disso, é composto por orientações de estudos para o estudante e sugestões de intervenções para educadores e familiares. A pedido dos familiares, o documento é apresentado para a Coordenação Pedagógica e/ou Orientação Educacional da escola frequentada pelo estudante.

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(61) 3447-1217

(61) 98403-6471 (Eleonora Cavalcante – Psicopedagoga)