A Arte do Canto – Música, Voz, Corporeidade e Vivências

É um curso oferecido pela PES, pelo professor Felipe Rodrigues, com ministração de aulas em um total de uma vez na semana, com duração de 1 hora.

Durante todo o curso, os estudantes terão atividades relacionadas à técnica vocal, expressão corporal, dinâmicas pedagógicas para o desenvolvimento das habilidades emocionais, relacionais e artísticas.

Além disso, serão apresentados aos estudantes oportunidades vivenciais em orfanatos, abrigos, asilos e demais instituições filantrópicas.

Todo esse projeto, que já é realidade, se propõe a formar cidadãos humanizados, que através de sua arte transformam o mundo.

 

Elaboração e explanação do projeto:

1.1.Tema do Projeto: “A Arte do Canto – Música, Voz, Corporeidade e Vivências”

1.2. Público-alvo:

Qualquer pessoa que tenha interesse em fazer parte do projeto “A Arte do Canto – Música, Voz, Corporeidade e Vivências”.

1.3. Justificativa (s) da escolha do tema do Projeto:

A escolha do tema, “A arte do canto” revela a multidisciplinaridade que o próprio curso traz em suas peculiaridades artísticas e pedagógicas, cuja pretensão é garantir o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas dos seus participantes.

O projeto contempla atividades para além do campo dos estudos musicais, portanto todo trabalho relaciona-se à dimensão acadêmica, promovendo aos participantes a possibilidade de um contato maior consigo mesmo e a consolidação de múltiplos conhecimentos no transcorrer do projeto, além do aprimoramento da percepção da realidade e a humanização nas relações interpessoais.

1.4. Objetivo geral do Projeto de Intervenção:

Ensinar os conhecimentos de Técnica Vocal e do Canto Popular e suas inter-relações socioculturais, numa perspectiva interdisciplinar e multidisciplinar.

1.6. Habilidades a serem apreendidas pelos estudantes:

  • Aprender a técnica vocal, no sentido de prevenir doenças relacionadas ao aparelho fonador.
  • Conhecer o trajeto histórico de cada segmento musical existente no Canto Popular.
  • Desenvolver por meio das dinâmicas pedagógicas as habilidades emocionais, relacionais e artísticas dos estudantes.
  • Articular outras artes e áreas afins relacionadas ao trabalho com o canto popular.
  • Utilizar o canto para o desenvolvimento de vivências em contextos específicos, aquém do trabalho realizado nas aulas de canto.

1.5. Procedimentos metodológicos:

A didática aplicada no curso “A arte do canto”, se dá por meio de breves aulas expositivas, que em sua execução, apresentam os conteúdos programáticos, que instruem os estudantes para um novo olhar sobre o seu próprio aprendizado em música. Geralmente, inicia-se a aula com uma mensagem positiva, que traz em sua essência, uma ideia ou uma apreciação, que intercala com o conteúdo oferecido no dia. Em seguida são expostos os exercícios de aquecimento corporal, facial e vocal, que servem de preparação para as atividades de canto.

As aulas são planejadas com o propósito de integrar todos os seus participantes, independentemente de seu timbre e qualificação vocal, afinação, jeito de ser, credo praticante ou qualquer tipo de diversidade existente. Neste curso, todos estão em aprendizado contínuo, todos se inter-relacionam, ajudam-se entre si, conhecem a si e ao outro e promovem o crescimento do grupo.

1.6. Conteúdos:

  • A arte do canto e a expressão corporal
  • A arte do canto e a técnica vocal
  • Conhecendo o canto popular
  • A saúde do música

Felipe Rodrigues

Inserir currículo do professor por meio de um link

Pedagogo, Jornalista, Professor de Canto, acumula trabalhos na área de Produtor Vocal, em meio ao cenário artístico brasiliense, prestando serviços para estúdios de gravação, projetos de cunho pedagógicos, culturais e sociais, com ênfase e experiência em produção de roteiros e de documentários. Tem uma voz muito bonita, com várias apresentações disponíveis no youtube. Acessar: https://youtu.be/Yr1-sxuRLYI